Saúde Digestiva




Do rastreio à Prevenção: um alerta para a urgência na prevenção e diagnóstico do Cancro Colorretal

No âmbito do Mês Europeu de Luta Contra o Cancro do Intestino, assinalado em março, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) apela à urgência da prevenção através do diagnóstico precoce e sugere a criação de um programa de rastreio que colmate, o mais depressa possível, os atrasos causados pela pandemia.

A elevada incidência e mortalidade por Cancro Colorretal (CCR) em Portugal e a existência de um tratamento curativo, que é tanto mais eficaz quanto mais precoce for o diagnóstico, justifica a importância do rastreio, através da colonoscopia. Esta, ao permitir intervir num só momento diagnóstico e terapêutico, ajuda a prevenir novos casos.

Em 2020, foram realizadas menos 150 mil colonoscopias relativamente a 2019. O agravar da situação pandémica da Covid-19 levou a que os recursos fossem dirigidos para o combate à pandemia e, consequentemente, conduziu ao atraso na marcação e a realização de exames.

O atraso no diagnóstico do CCR tem impacto não só na deteção do cancro do intestino, em estádios iniciais e, portanto, mais facilmente tratáveis, como também a possibilidade de prevenir o aparecimento de novos casos.

Esta tendência incidirá não só no número de diagnósticos, alguns em situações avançadas, mas também no aumento da mortalidade. Será difícil contrariar o impacto deste atraso sem um plano de recuperação imediato que tenha também em consideração as listas de espera que foram engrossadas nos hospitais que irão necessitar de ser resolvidas.

Assim, a SPG reforça a necessidade imperativa de organização de um programa de rastreio nacional, eficaz, que promova uma verdadeira prevenção, como só a colonoscopia consegue proporcionar. Para além disso, os especialistas apelam aos cidadãos que adotem uma atitude consciente na procura da solução endoscópica para rastreio e prevenção.

Para o Professor Guilherme Macedo, presidente da comissão da prevenção do cancro do colon da SPG, “é urgente alertar a população para a elevada incidência e mortalidade desta doença, que pode ser acautelada através de um diagnóstico eficaz e atempado”. Este sublinha também que “é altura de implementar uma estratégia nacional baseada na colonoscopia, com igualdade de acesso a todos os cidadãos à prevenção e tratamento, de forma a colmatar os atrasos causados pela pandemia”.

Por fim, a SPG pertente ainda recordar que os estilos de vida têm também um papel importante na prevenção de CCR, sendo que dietas com uma elevada quantidade de alimentos processados, o tabagismo e o elevado consumo de álcool, estão fortemente associados ao desenvolvimento da patologia.

Outros Artigos de interesse

Guia para nutrir a Saúde Digestiva neste Natal

Guia para nutrir a Saúde Digestiva neste Natal

Esta é a época do ano de eleição para nos reunirmos à mesa, celebrar a família, e nutrir as relações. Mas importa também relembrar alguns cuidados com a alimentação, de modo a nutrirmos também o corpo e a Saúde Digestiva, nesta época propícia a alguns excessos....

5 Dicas para lidar com a Colite Ulcerosa

5 Dicas para lidar com a Colite Ulcerosa

Um dos sintomas mais frequentes da Colite Ulcerosa é a vontade súbita e urgente de evacuar, o que pode causar bastante ansiedade no momento de sair de casa. Descubra aqui algumas dicas práticas que poderá adotar para minimizar a ansiedade e poder desfrutar de uma vida...

5 Mandamentos para a Saúde do Fígado

5 Mandamentos para a Saúde do Fígado

O fígado é um órgão de suprema importância, o coração do sistema digestivo, com 1,5kg de peso, sendo o órgão mais pesado do organismo, e sem o qual não sobrevivemos. Conheça aqui os cinco mandamentos fundamentais que garantem a saúde do fígado: 1. Alimentação -...

Cancro Digestivo – A Realidade Atual

Cancro Digestivo – A Realidade Atual

Quando falamos em cancro digestivo, falamos dos chamados “big five” que incluem os cancros do esófago, estômago, intestino, fígado e pâncreas. Em Portugal, um terço de todos os cancros são do Aparelho Digestivo. Anualmente, estes cancros são responsáveis por cerca de...

5 Dicas para aliviar o Refluxo Gástrico

5 Dicas para aliviar o Refluxo Gástrico

DRGE ou Doença de Refluxo Gastroesofágico, é a doença mais comum do Esófago, e está relacionada com a falência de um ou vários mecanismos anti-refluxo, que impedem que as secreções gástricas retornem ao esófago, causando assim sintomas frequentes e incómodos (como a...