Saúde Digestiva




Dia Mundial da Saúde Digestiva

O Dia Mundial da Saúde Digestiva assinala-se a dia 29 de maio e dá início ao Mês da Saúde Digestiva, uma iniciativa que tem como objetivo consciencializar para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo, assim como contribuir para a melhoria, do estado da Saúde Digestiva e, consequentemente, da Saúde global dos Portugueses.

Este ano, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia alinha-se às celebrações da Organização Mundial de Gastroenterologia que, sob o mote “Obesidade: A pandemia em curso”, procuram destacar a importância e impacto da obesidade em saúde digestiva.

A obesidade é um problema de saúde pública caracterizado pelo excesso de gordura corporal e que pode afetar negativamente a saúde de um indivíduo já que representa um risco acrescido de doenças cardiovasculares do aparelho digestivo. É diagnosticada quando o Índice de Massa Corporal (IMC) – que se obtém através da fórmula matemática: peso em quilos ÷ altura em metros ao quadrado – é superior a 30 kg/m².

Uma pessoa que sofra de obesidade está propensa a ter queixas de dores no abdómen, vómitos, flatulência ou diarreia e doença de refluxo gastroesofágico. A correlação com esta última está possivelmente relacionada com o aumento da pressão abdominal ou com hérnias do hiato, uma patologia que também se verifica frequentemente nestes pacientes.

Adicionalmente, a obesidade aumenta as probabilidades de diabetes, elevação do colesterol e de fígado gordo que poderá levar a inflamação (esteatohepatite) e evoluir para cirrose e até cancro. Nestas circunstâncias, as hepatites podem desenvolver-se com maior gravidade e não responder de forma eficaz ao tratamento. Está ainda provado um aumento na incidência de doenças oncológicas do aparelho digestivo (cancro do esófago, estômago, pâncreas, vesícula, cólon e reto) nas pessoas com obesidade.

A adoção de estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, a prática exercício físico regular e consultas regulares com um gastrenterologista são essenciais para evitar a obesidade e todos os riscos que esta acarreta e promover a saúde digestiva, que tanto influencia a sua saúde global!

Ver infografia.

Ver infografia.

Outros Artigos de interesse

Disfagia: quando custa a engolir

Disfagia: quando custa a engolir

A disfagia é um sintoma caracterizado pela dificuldade na deglutição dos alimentos, impedimento da passagem de líquidos, sólidos ou ambos da boca para o estômago, incluindo a própria saliva. A tosse e engasgamento frequentes com as refeições, a perda de peso, a...

Aerofagia: o que acontece quando há ar a mais

Aerofagia: o que acontece quando há ar a mais

A aerofagia é uma condição gastrointestinal que consiste na deglutição, voluntária ou involuntária, de ar. Esta pode ser provocada pela rapidez na ingestão das refeições, pelo consumo de alimentos que aumentam a produção de gases (como castanhas, feijão, grão,...

Cancro do Intestino: Um diagnóstico precoce pode salvar vidas

Cancro do Intestino: Um diagnóstico precoce pode salvar vidas

No âmbito do Dia Europeu da Luta Contra o Cancro do Intestino, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) volta a reforçar a urgência da prevenção através do diagnóstico precoce. O Cancro do Intestino é um dos que mais mortes provoca em Portugal, no entanto, se...