Saúde Digestiva




Saúde Digestiva, no centro das nossas vidas

O aparelho digestivo é composto por vários órgãos e estruturas complexas que são indispensáveis para a nossa saúde global e sobrevivência.  Esófago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, cólon e reto, são coletivamente responsáveis pela absorção de nutrientes essenciais para as diferentes funções do nosso organismo.

São várias as patologias que podem afetar estes órgãos, incapacitando-os e prejudicando o nosso bem-estar. Patologias como a obesidade, o fígado gordo, as hepatites afetam milhões de portugueses e muitas, como os cancros digestivos, atingem-nos de forma silenciosa e traiçoeira, sem a manifestação de sintomas que alertem para a sua existência. Sabe-se que, em Portugal, o cancro do cólon e reto, fígado e estômago são três das 10 principais causas de morte.

A literacia para a saúde digestiva assume-se assim como uma necessidade a colmatar o quanto antes. Disponibilizar a informação e consciencializar o público sobre estes órgãos e a sua relevância para a nossa qualidade de vida irá traduzir-se na melhoria da sua qualidade de vida e até na sua esperança de vida. O site da Saúde Digestiva by SPG pretende contribuir para a literacia em saúde fornecendo conteúdos relevantes e credíveis sobre o nosso aparelho digestivo e a sua saúde. A abordagem nesse sentido está assente em 3 palavras-chave: prevenir, diagnosticar e tratar.

É importante começar por encorajar que adotem um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, exercício físico regular, evitar a obesidade. Para além disso, devemos reconhecer o papel insubstituível do gastrenterologista que deve ser consultado regularmente e não como última solução.

Só assim é possível chegar a um diagnóstico precoce. Este é uma das formas mais eficazes de reduzir a mortalidade, nomeadamente do cancro, e promover a Saúde Digestiva. Exames como a endoscopia e a colonoscopia são duas das melhores armas de diagnóstico do gastrenterologista.

Ao apostar numa consciencialização relativa à prevenção e o diagnóstico atempado, o gastrenterologista consegue tratar as doenças do aparelho digestivo de forma mais eficaz e com resultados muitos mais positivos.

Ao prevenir e diagnosticar atempadamente múltiplas entidades, o gastrenterologista consegue tratar as doenças do aparelho digestivo, que afetam milhões de portugueses, com resultados muito mais positivos. Sustentado por prometedores avanços tecnológicos e científicos, este é o 3º pilar da Saúde Digestiva.

Lembre-se: prevenir, diagnosticar e tratar são os três pilares sem os quais a Saúde Digestiva, que tanto impacto tem na sua saúde global, não é possível. Em junho, mês em que se assinala o Mês da Saúde Digestiva, estamos ainda mais dedicados a reforçar esta mensagem e a relevância do aparelho digestivo nas nossas vidas.

Ver infografia.

Ver infografia.

Outros Artigos de interesse

FODMAP e a importância da Dieta Terapêutica na prevenção da SII

FODMAP e a importância da Dieta Terapêutica na prevenção da SII

FODMAP é um acrónimo – de oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis – que conjuga alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal, originando sintomas a curto, médio e longo...

O impacto da Doença Inflamatória Intestinal no Idoso

O impacto da Doença Inflamatória Intestinal no Idoso

A DII pode apresentar-se em qualquer idade, exibindo um segundo pico de incidência na 6ª e 7ª décadas de vida. Estima-se que até 30% dos doentes com DII tenha mais de 60 anos, denominando-se de DII no idoso, e dividindo-se em dois grupos: os doentes com diagnóstico em...

Qual a influência dos nossos hábitos alimentares na Saúde Digestiva

Qual a influência dos nossos hábitos alimentares na Saúde Digestiva

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, um marco que pretende consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. É também um apelo global à erradicação da fome. A alimentação é um comportamento individual benéfico para a...

Hepatite C

Hepatite C

A Hepatite C é uma pandemia esquecida e silenciosa que afeta 70 milhões de pessoas mundialmente. Anualmente, morrem 400.000 pessoas por ano por cirrose e cancro do fígado em consequência desta hepatite viral. Em Portugal, existem ainda mais de 40 mil pessoas infetadas...